sábado, 7 de março de 2009

A Obra da Reconciliação



A Obra da Reconciliação

A Criação

A Criação

Tal como nos é relatado no Livro do Gênesis, Deus criou o homem a sua imagem e semelhança (ver Gn 1,27) para que fosse feliz na terra, louvando a Deus e dominando a natureza, da qual foi feito Senhor (ver Gn 1, 29-30).

Deus criou o homem por amor, e tudo o criado era expressão deste amor de Deus pelo homem. Por isso, até antes do pecado, o homem vivia em plena harmonia, reconciliado com Deus, consigo mesmo, com os seres humanos e com toda a criação. O homem vivia, portanto, em estado de felicidade.

Por que Deus criou o homem?

Por amor, por puro amor.

Como Deus criou o homem?

O criou à sua imagem e semelhança.

Para que Deus criou o homem?

O criou para que o louvasse, fosse feliz, vivesse em harmonia com seus congêneres e dominasse a criação.

Deus criou todas as coisas boas?

Sim, Deus criou todas as coisas boas em si, porque d'Ele não pode sair mau.

O Pecado Original

O Pecado Original

A causa do mal no mundo é o pecado. O Diabo e os demônios foram criados por Deus, mas eles mesmo se tornaram maus porque cometeram o grande pecado de rejeitar a deus. Imediatamente foram lançados ao inferno, condenados para sempre.

Por seu pecado têm ódio a Deus e inveja aos homens. Por isso tentaram a Adão e a Eva, nossos primeiros pais, dizendo-lhe que se desobedecessem a Deus, seriam como deuses e conheceriam o bem e o mal.

Adão e Eva, deixaram-se enganar pelo demônio e desobedeceram a Deus. Este foi o primeiro pecado na terra: o pecado original, e por isso todos os descendentes de Adão e Eva, exceto a Santíssima Virgem Maria, viemos ao mundo com o pecado original na alma, e com as conseqüências daquele primeiro pecado, que nos é transmitido pela geração.

Por que existe o mal e a morte?

O mal e a morte existem pela inveja do Diabo, que é mal e mentiroso e pelo pecado de nossos primeiros pais.

Quem são o Diabo e os outros demônios?

O Diabo e os outros demônios são seres espirituais, com inteligência e vontade, criados por Deus como anjos bons, mas que rejeitaram a Deus e se tornaram maus para sempre.

Quem foram nossos primeiros pais?

Nossos primeiros pais foram Adão e Eva, e deles descendemos todos os homens.

Em que condições Deus criou a Adão e Eva?

Deus criou a Adão e Eva muito bons e felizes, com a graça santificante e muitas qualidades e com os dons da imortalidade, a impassibilidade e a integridade.

Nossos primeiros pais conservaram os dons com que foram criados?

Nossos primeiros pais não conservaram os dons com os quais foram criados, porque se deixaram enganar pelo demônio e desobedeceram a Deus, cometendo assim o primeiro pecado.

Quem foram os prejudicados com o pecado de nossos primeiros pais?

O pecado de nossos primeiros pais prejudicou a eles e também a todos os seus descendentes, que somos todos os homens e mulheres do mundo.

O que é o pecado original?

O pecado original com o qual todos nascemos é a privação da santidade e justiça originais. O pecado introduz no mundo uma quádrupla ruptura: a ruptura do homem com Deus, consigo mesmo, com os demais seres humanos e com toda a criação.

Que conseqüências tem o pecado original para nós?

Produto destas rupturas, as conseqüências que tem o pecado original para nós são: a debilitação da natureza humana, que ficou submetida à ignorância, ao sofrimento, à morte e à inclinação ao pecado.

O plano de reconciliação: O Senhor Jesus

Depois do pecado de Adão e Eva, eles e todos seus descendentes ficaram em poder do demônio. Nós também. Deus teve compaixão dos homens e prometeu um Redentor que nos reconciliaria, sanando as rupturas. Este Reconciliador nasceria de uma Mulher que esmagaria com seu pé a cabeça da serpente infernal que tinha enganado a Adão e Eva.

Por isso, todo o povo de Israel esperava ao Salvador. Os Patriarcas e Profetas do Antigo Testamento iam recordando ao povo eleito a promessa de Deus.

Cumpriu-se a promessa feita por Deus de Adão e Eva quando a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade se fez homem nas puríssimas entranhas da Virgem Maria por obra do Espírito Santo; e quando este Deus e Homem verdadeiro - Jesus Cristo - morreu na Santa Cruz para pagar por todos os pecados do mundo, reconciliando-nos assim com Deus, com nós mesmos, com os irmãos humanos e com toda a criação.

Deus teve compaixão dos homens depois do pecado de Adão e Eva?

Sim, Deus teve compaixão dos homens depois do pecado de Adão e Eva, e para nos salvar prometeu um Redentor.

Quem é o Redentor e Reconciliador dos homens?

O Redentor e Reconciliador dos homens é Jesus Cristo.

Quem é o Senhor Jesus?

O Senhor Jesus é o Filho de Deus feito homem, que nasceu da Virgem Maria, morreu na Cruz para salvar a todos os homens e ressuscitou ao terceiro dia.

Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem?

Sim, Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem na unidade de uma só Pessoa que é divina.

Desde quando Jesus Cristo existe?

O Senhor Jesus, como Deus, existe desde sempre porque é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade; e como homem, existe desde a Encarnação.

O que é a Encarnação?

A Encarnação é o mistério da união da natureza divina e da natureza humana na única Pessoa de Deus Filho.

Como se realizou a Encarnação do Filho de Deus?

A Encarnação do Filho de Deus se realizou quando o Espírito Santo, das puríssimas entranhas da Virgem Maria, formou um corpo perfeito, sem pecado, e uma alma nobilíssima que uniu àquele corpo; no mesmo instante, a este corpo e alma se uniu o Filho de Deus e desta maneira o que antes era só Deus, sem deixar de sê-lo, fez-se homem, igual a todos os homens em tudo, menos no pecado.

Poderia-se dizer quem em Cristo a duas pessoas?

Nunca, em Jesus Cristo há uma só pessoa que é divina, com duas naturezas: a divina e a humana.

O plano de reconciliação: O Senhor Jesus

O plano de reconciliação: O Senhor Jesus

Depois do pecado de Adão e Eva, eles e todos seus descendentes ficaram em poder do demônio. Nós também. Deus teve compaixão dos homens e prometeu um Redentor que nos reconciliaria, sanando as rupturas. Este Reconciliador nasceria de uma Mulher que esmagaria com seu pé a cabeça da serpente infernal que tinha enganado a Adão e Eva.

Por isso, todo o povo de Israel esperava ao Salvador. Os Patriarcas e Profetas do Antigo Testamento iam recordando ao povo eleito a promessa de Deus.

Cumpriu-se a promessa feita por Deus de Adão e Eva quando a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade se fez homem nas puríssimas entranhas da Virgem Maria por obra do Espírito Santo; e quando este Deus e Homem verdadeiro - Jesus Cristo - morreu na Santa Cruz para pagar por todos os pecados do mundo, reconciliando-nos assim com Deus, com nós mesmos, com os irmãos humanos e com toda a criação.

Deus teve compaixão dos homens depois do pecado de Adão e Eva?

Sim, Deus teve compaixão dos homens depois do pecado de Adão e Eva, e para nos salvar prometeu um Redentor.

Quem é o Redentor e Reconciliador dos homens?

O Redentor e Reconciliador dos homens é Jesus Cristo.

Quem é o Senhor Jesus?

O Senhor Jesus é o Filho de Deus feito homem, que nasceu da Virgem Maria, morreu na Cruz para salvar a todos os homens e ressuscitou ao terceiro dia.

Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem?

Sim, Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem na unidade de uma só Pessoa que é divina.

Desde quando Jesus Cristo existe?

O Senhor Jesus, como Deus, existe desde sempre porque é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade; e como homem, existe desde a Encarnação.

O que é a Encarnação?

A Encarnação é o mistério da união da natureza divina e da natureza humana na única Pessoa de Deus Filho.

Como se realizou a Encarnação do Filho de Deus?

A Encarnação do Filho de Deus se realizou quando o Espírito Santo, das puríssimas entranhas da Virgem Maria, formou um corpo perfeito, sem pecado, e uma alma nobilíssima que uniu àquele corpo; no mesmo instante, a este corpo e alma se uniu o Filho de Deus e desta maneira o que antes era só Deus, sem deixar de sê-lo, fez-se homem, igual a todos os homens em tudo, menos no pecado.

Poderia-se dizer quem em Cristo a duas pessoas?

Nunca, em Jesus Cristo há uma só pessoa que é divina, com duas naturezas: a divina e a humana.

A Virgem Maria

A Virgem Maria

Para realizar a reconciliação dos homens, Deus preparou a uma mulher, cobrindo-a de graças especiais para que fosse a Mãe de Deus. A livrou do pecado original e de todo pecado, desde o primeiro momento de sua existência e sempre foi santíssima. Essa mulher, Maria, seria a Mãe de Deus e por isso, autêntica Mãe nossa.

Um dia Deus enviou o Arcanjo Gabriel à cidade de Nazaré, à Virgem Maria, que era desposada por São José. A saudou chamando-a "cheia de graça", e lhe expôs o Plano de Deus: Ela seria a Mãe do Salvador por obra do Espírito Santo, porque para Deus nada é impossível.

A Virgem Maria aceitou imediatamente o plano de Deus dizendo: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra" (Lc 1,38). Naquele mesmo momento, fez-se Homem a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, sem deixar de ser Deus.

Quem é a Santíssima Virgem Maria?

A Santíssima Virgem Maria é a Nova Eva, a Mulher perfeita, cheia de graça e de virtudes, concebida sem pecado original, que é Mãe de Deus e mãe nossa, e que está no céu em corpo e alma; que nos acompanha permanentemente em nossos esforços por ser cristãos com grande solicitude e amor maternal.

Por que dizemos que a Virgem Maria é verdadeiramente Mãe de Deus?

Dizemos que a Virgem Maria é verdadeiramente Mãe de Deus porque é a mãe do Filho eterno de Deus feito homem, que é o próprio Deus.

Por que dizemos que a Virgem Maria é nossa mãe?

Dizemos que a Virgem Maria é nossa mãe porque, por sua obediência, converteu-se em nova Eva, mãe dos viventes; além disso, porque é Mãe de Jesus Cristo, com quem estamos unidos pela graça, formando um só Corpo Místico.

Quais são os singulares privilégios que Deus concedeu à Virgem Maria?

Os singulares privilégios que Deus concedeu à Virgem Maria são: sua Concepção Imaculada, sua perpétua Virgindade, sua Maternidade divina e sua Assunção em corpo e alma aos céus.

Que lugar a Santíssima Virgem Maria ocupa no Plano de Reconciliação?

A Santíssima Virgem Maria ocupa na redenção o lugar de Cooperadora da Redenção, porque colaborou com sua livre fé e obediência à reconciliação dos homens. Por desejo explícito do Senhor Jesus, que nos apontou-a como Mãe (ver Jo 19,27), Maria é verdadeiramente Mãe de todos os cristãos, que realizam sua peregrinação terrena sob os ternos cuidados maternais e a companhia de Maria.

O Senhor Jesus Volta

O Senhor Jesus Volta

Com a Segunda vida de Jesus Cristo se instalará definitivamente o Reino de Deus e será vencido para sempre o poder do mal e do demônio. Não sabemos o tempo da Segunda vinda de Jesus Cristo, Deus não quis revelar. Quer que estejamos sempre bem preparados para esse encontro com Ele.

Com o retorno do Senhor Jesus estão relacionados: o fim do mundo presente, a ressurreição dos corpos e o juízo universal. Jesus Cristo será o justo Juiz que dará o julgamento a cada um segundo a suas obras.

O Senhor Jesus voltará a aparecer visivelmente na terra?

Sim, o Senhor Jesus voltará a aparecer visivelmente na terra no fim do mundo, quando vier para julgar aos vivos e aos mortos.

Sabemos quando será o fim do mundo?

Não sabemos quando será o fim do mundo; em conseqüência, devemos sempre estar preparados.

O que entendemos ao dizer que virá para julgar aos vivos e aos mortos?

Ao dizer que virá para julgar aos vivos e aos mortos entendemos que o Senhor Jesus ao fim do mundo julgará a todos os homens e dará a cada um o prêmio ou castigo que tiver merecido.

A ação do Espíritu Santo

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, que procede do Pai e do Filho.

Jesus Cristo prometeu aos apóstolos que lhes enviaria o Espírito Santo, o qual lhes recordaria e lhes ajudaria a entender tudo o que Ele lhes tinha dito.

No dia de Pentecostes estavam todos os Apóstolos reunidos em um mesmo lugar e de repente produziu-se um ruído no céu, como de um vento impetuoso que encheu toda a casa onde residiam. Apareceram línguas de fogo que posaram sobre cada um deles.

A ação do Espírito Santo nos Apóstolos tornou-os fortes, audazes e santos para anunciar o Evangelho com fidelidade a todo o mundo.

A Igreja ficou constituída em templo do Espírito Santo; Ele a santifica e faz com que os batizados se unam à Santíssima Trindade.

Quem é o Espírito Santo?

Quem é o Espírito Santo?

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, que procede do Pai e do Filho, que o enviaram ao mundo para vivificar e santificar os homens.

Quando Jesus enviou o Espírito à sua Igreja?

Jesus enviou o Espírito Santo a sua Igreja no dia de Pentecostes em forma de línguas de fogo, sobre os Apóstolos e Maria Santíssima.

O que indicavam as línguas de fogo?

As línguas de fogo indicavam que o Espírito Santo vinha para nos santificar por meio da luz da verdade e do calor do amor.

Como o Espírito Santo nos santifica?

O Espírito Santo nos santifica por meio da graça, das virtudes e de seus dons.

O que são os dons do Espírito Santo?

Os dons do Espírito Santo são disposições permanentes, infundidas por Deus, que fazem o homem dócil, para seguir os impulsos do Espírito Santo.

Quais são os dons do Espírito Santo?

Os dons do Espírito Santo são: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus.