O Pecado Original
A causa do mal no mundo é o pecado. O Diabo e os demônios foram criados por Deus, mas eles mesmo se tornaram maus porque cometeram o grande pecado de rejeitar a deus. Imediatamente foram lançados ao inferno, condenados para sempre.
Por seu pecado têm ódio a Deus e inveja aos homens. Por isso tentaram a Adão e a Eva, nossos primeiros pais, dizendo-lhe que se desobedecessem a Deus, seriam como deuses e conheceriam o bem e o mal.
Adão e Eva, deixaram-se enganar pelo demônio e desobedeceram a Deus. Este foi o primeiro pecado na terra: o pecado original, e por isso todos os descendentes de Adão e Eva, exceto a Santíssima Virgem Maria, viemos ao mundo com o pecado original na alma, e com as conseqüências daquele primeiro pecado, que nos é transmitido pela geração.
Por que existe o mal e a morte?
O mal e a morte existem pela inveja do Diabo, que é mal e mentiroso e pelo pecado de nossos primeiros pais.
Quem são o Diabo e os outros demônios?
O Diabo e os outros demônios são seres espirituais, com inteligência e vontade, criados por Deus como anjos bons, mas que rejeitaram a Deus e se tornaram maus para sempre.
Quem foram nossos primeiros pais?
Nossos primeiros pais foram Adão e Eva, e deles descendemos todos os homens.
Em que condições Deus criou a Adão e Eva?
Deus criou a Adão e Eva muito bons e felizes, com a graça santificante e muitas qualidades e com os dons da imortalidade, a impassibilidade e a integridade.
Nossos primeiros pais conservaram os dons com que foram criados?
Nossos primeiros pais não conservaram os dons com os quais foram criados, porque se deixaram enganar pelo demônio e desobedeceram a Deus, cometendo assim o primeiro pecado.
Quem foram os prejudicados com o pecado de nossos primeiros pais?
O pecado de nossos primeiros pais prejudicou a eles e também a todos os seus descendentes, que somos todos os homens e mulheres do mundo.
O que é o pecado original?
O pecado original com o qual todos nascemos é a privação da santidade e justiça originais. O pecado introduz no mundo uma quádrupla ruptura: a ruptura do homem com Deus, consigo mesmo, com os demais seres humanos e com toda a criação.
Que conseqüências tem o pecado original para nós?
Produto destas rupturas, as conseqüências que tem o pecado original para nós são: a debilitação da natureza humana, que ficou submetida à ignorância, ao sofrimento, à morte e à inclinação ao pecado.
O plano de reconciliação: O Senhor Jesus
Depois do pecado de Adão e Eva, eles e todos seus descendentes ficaram em poder do demônio. Nós também. Deus teve compaixão dos homens e prometeu um Redentor que nos reconciliaria, sanando as rupturas. Este Reconciliador nasceria de uma Mulher que esmagaria com seu pé a cabeça da serpente infernal que tinha enganado a Adão e Eva.
Por isso, todo o povo de Israel esperava ao Salvador. Os Patriarcas e Profetas do Antigo Testamento iam recordando ao povo eleito a promessa de Deus.
Cumpriu-se a promessa feita por Deus de Adão e Eva quando a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade se fez homem nas puríssimas entranhas da Virgem Maria por obra do Espírito Santo; e quando este Deus e Homem verdadeiro - Jesus Cristo - morreu na Santa Cruz para pagar por todos os pecados do mundo, reconciliando-nos assim com Deus, com nós mesmos, com os irmãos humanos e com toda a criação.
Deus teve compaixão dos homens depois do pecado de Adão e Eva?
Sim, Deus teve compaixão dos homens depois do pecado de Adão e Eva, e para nos salvar prometeu um Redentor.
Quem é o Redentor e Reconciliador dos homens?
O Redentor e Reconciliador dos homens é Jesus Cristo.
Quem é o Senhor Jesus?
O Senhor Jesus é o Filho de Deus feito homem, que nasceu da Virgem Maria, morreu na Cruz para salvar a todos os homens e ressuscitou ao terceiro dia.
Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem?
Sim, Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem na unidade de uma só Pessoa que é divina.
Desde quando Jesus Cristo existe?
O Senhor Jesus, como Deus, existe desde sempre porque é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade; e como homem, existe desde a Encarnação.
O que é a Encarnação?
A Encarnação é o mistério da união da natureza divina e da natureza humana na única Pessoa de Deus Filho.
Como se realizou a Encarnação do Filho de Deus?
A Encarnação do Filho de Deus se realizou quando o Espírito Santo, das puríssimas entranhas da Virgem Maria, formou um corpo perfeito, sem pecado, e uma alma nobilíssima que uniu àquele corpo; no mesmo instante, a este corpo e alma se uniu o Filho de Deus e desta maneira o que antes era só Deus, sem deixar de sê-lo, fez-se homem, igual a todos os homens em tudo, menos no pecado.
Poderia-se dizer quem em Cristo a duas pessoas?
Nunca, em Jesus Cristo há uma só pessoa que é divina, com duas naturezas: a divina e a humana.